domingo, 9 de agosto de 2009

PROJETO: PEQUENOS CIENTISTAS

Professora: Sueli de Fátima Biondo
Ano: 3º A
Turno: Matutino


PROJETO: PEQUENOS CIENTISTAS

Tema: Dificuldades em pesquisar nas séries finais X Prazer em começar desde cedo.

Justificativa:
Analisando o desinteresse e a dificuldade de interpretação e compreensão de nossos jovens, surgiu à oportunidade de fazermos um estudo mais aprofundado no campo da pesquisa com “os pequenos”.
Tudo começou quando conciliamos o conteúdo do Programa de Ensino “como se tornar cientista”, com uma abelha que entrou em nossa sala, despertando curiosidades em momento oportuno.
Através de um pequeno painel que foi se tornando insuficiente e do incentivo da Coordenação da Sala Informatizada, resolvemos desenvolver este Projeto.
Esperamos que a curiosidade, persistência e que os objetivos propostos permitam a comparação do conhecimento empírico e a constatação do conhecimento científico.
Que eles cresçam no campo da Pesquisa e que muito além de copiar e colar tornem-se autores de seus próprios registros.


Objetivos:
 Encontrar respostas para suas dúvidas;
 Certificar se as certezas da dupla eram corretas;
 Descobrir o que faz um cientista;
 Pesquisar biografias de cientistas;
 Sintetizar textos usando elementos de coesão e coerência.
 Incentivar a leitura, escrita e uso do dicionário;
 Motivar os alunos à persistência, observação e contemplação;
 Criar novos métodos de ação para ensinar ortografia e gramática;
 Envolver a família no auxílio à pesquisa;
 Conhecer diferentes bibliografias;
 Postar no Blog momentos especiais para comentários;
 Colecionar fotos, imagens e fazer desenhos;
 Preparar uma Webquest;
 Proporcionar ao aluno melhor visão estética.

Conteúdos Curriculares:
- Levantamento de hipóteses;
- Observação de um microscópio.
- Compreensão de que a ciência é um processo, sujeito a erros e acertos;
- Pesquisa de biografia de alguns cientistas;
- Escolha em dupla de um objeto de estudo para pesquisar;
- Utilização de revistas, livros, enciclopédias e internet para pesquisar;
- Resumo e socialização de informações;
- Utilização das TICs.

Recursos:
Lápis, papel, cola tesoura, recortes, régua, lápis de cor, E.V.A., câmera fotográfica, filmadora, CDs, microscópio, sala informatizada, biblioteca, caixa de som, microfone.

Metodologia:
Entender a ciência é melhorar a qualidade de vida intelectual dos alunos.
É dar a eles a “constatação”, a resposta, a busca para suas indagações.
Quando começamos o processo devemos utilizar três formas de aquisição de conhecimentos: A intuição, o empirismo e o racionalismo.
Assim, responder de forma racional a um questionamento seja ele: biológico, social ou tecnológico significa “pesquisar”.
Segundo Jean Piaget o sujeito age sobre o objeto, assimilando-o e essa ação transforma o objeto...
Ele constrói através da interação, do contato com o meio físico e social e realiza descobertas, respostas para suas dúvidas, sistematizando-as.
Pedro Demo afirma que “A criança é um grande pesquisador” e que a escola deve oportunizar a reconstrução do conhecimento, de maneira que ela perceba a importância do saber pensar e do aprender a aprender.
Em reportagem da Revista Nova Escola (Julho-2009) a autora Thais Gurgel afirma “que s criança tem uma maneira muito peculiar de entender o mundo, e à medida que cresce, se desenvolve, tem acesso a novas informações e experiências elaborando e formulando suas hipóteses.
Assim, cabe a escola aproximar os pequenos dos conhecimentos científicos.

Nossa pesquisa parte inicialmente de curiosidades de conhecimento empírico; de linguagem coloquial; de objetos de interesse do aluno, sem análise de classes específicas, nem tampouco com limitações na escolha do objeto de estudo.
Ocorre na Escola Municipal CAIC Mariano Costa, em sala de aula, em sala informatizada, em pesquisas de campo com interações familiares; com troca de informações entre os alunos; pesquisas em biblioteca, dicionários, etc.
A escolha dos temas foram em duplas, partindo de um texto”COMO SE TORNAR CIENTISTA“ do livro didático e de um questionamento sobre o que gostariam de pesquisar se fossem um cientista.
Formaram-se 11 duplas que em comum acordo decidiram o que pesquisar.
Os temas abordados foram: Abelhas, Aranhas, Borboletas, Cobras, Dragões, Insetos, Leões, Meteoros, Pássaros (2) e Vulcões.

Realizaram-se registros em rascunhos intitulados de: O que sabemos e o que não sabemos sobre...; com uma breve justificativa, completamente de seu senso-comum.
DEMO(2.000, Entrev. 0035) afirma que “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê ou lê, ela vai amadurecendo como sujeito capaz de uma proposta própria”.
Assim, com apoio de fundamentações como esta tivemos a presença da professora Elair do 7º Ano que nos apresentou literalmente um microscópio, explicando suas funções e oportunizando a eles a análise das células de alguns vegetais, motivando-os a serem leitores, escritores, curiosos, persistentes e coletores de dados, onde com certeza a investigação foi tomando maior dimensão...



Já na Sala Informatizada com um objetivo de Pesquisa, os entraves da Técnica, as dificuldades do “não conhecer” a máquina tornou-se pequenos.
Pois as crianças são curiosas, retém com facilidade as informações e além de tudo, nasceram na era digital, onde muitas dificuldades que os adultos encontram com os botões ou teclas, eles sanam rapidinho.
Com a ajuda da Coordenadora Gládis Leal dos Santos, inicialmente aprenderam como entrar no Programa Power Point. A abrirem caixas de texto, digitar, observar necessidades de letras maiúsculas e minúsculas, espaçamentos, paragrafação, a ortografia, análise gramatical das frases e até criar novos slides.



Estavam eufóricos, pois viam seus rascunhos adquirindo “função social informativa”.
Como a investigação foi tomando maior dimensão as duplas sentiram a necessidade de criar um Portfólio para que suas informações fossem arquivadas, servindo assim para futura constatação de fatos.
Com pedaços de EVA, fizeram uma linda capa e começaram a coletar imagens, fazer desenhos, a trocar informações encontradas em casa com a família, a copiar parágrafos interessantes de revistas.



Recursos como a Internet, revistas Ciência Hoje, livros de Biologia, enciclopédias, muito acompanhamento em sala de aula e sala informatizada estão fazendo parte do universo de pesquisa deles.





O mais interessante é que utilizando o Google, descobriram que suas dúvidas também são dúvidas de outras pessoas. Que podiam copiar imagens para ilustrar seu trabalho e que se não fosse “o tempo” e a gripe H1N1( que consequentemente por precaução causou a interdição da Sala Informatizada) poderiam ir muito mais além...
Observa-se que a turma tinha uma leitura como prática obrigatória e que a grande maioria não lia fluentemente. Com o incentivo e as intervenções realizadas através das filmagens, do uso do microfone e caixa de som, mesmo com grande inibição “no começo” começaram a melhorar na expressão oral e a aceitarem críticas construtivas, a fazerem auto-análise de ajustes necessários, e a demonstrarem uma relação prazerosa com a leitura.

video

A Diretora Adjunta da Escola ao ver que os “Pequenos Cientistas” estavam empolgados, ofereceu-lhes uma aula de estudo na SOCIESC, com a oportunidade de conhecerem 3 (três) laboratórios, sendo eles: Laboratório de Fundição, Laboratório de Química e Laboratório de Ciências e Biologia.
Foram momentos inesquecíveis. Aprenderam a registrar muito.
Tiveram a oportunidade de fazer combinações químicas, de observarem borboletas, cobras e outros animais, inclusive insetos, que o biólogo tinha disponível para análise em microscópio. Criaram até um pequeno lema que esperamos que faça parte do repertório deles durante toda a vida.

__Bom-dia, amiguinhos como vai?
__Ciências não esqueço nunca mais.
__Faremos o impossível pra enxergar o que não é visto
__Com microscópio eu enxergo muito mais...

Saíram de lá acreditando que eram Cientistas, aproveitaram muito a complementação de Estudos.









Em sala de aula, fizeram desenhos, escreveram sobre o aprendizado, re- estruturaram, reconstruíram trajetos, revisaram nomes de bairros, etc.
Uma das coisas mais interessantes foi que apresentaram curiosidade em conhecer a Tabela Periódica, a qual “mesmo com falta de tempo”, utilizei uma aula com esse objetivo.
Como já sabiam o que fazia um cientista pesquisaram biografias, souberam em parte, qual foi a contribuição científica de alguns deles para nossa vida.



Através de sorteio os Cientistas que foram escolhidos foram: Aristóteles, Albert Einsten, Charles Darwin, Isaac Newton, Oswaldo Cruz, Sócrates, Benjamin Franklin, Carlos Chagas, Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, René Descartes.
Utilizaram um Projeto realizado pelos alunos da 8ª série da mesma Escola, que se encontrava linkado no Blog do CAIC.
Criaram novos slides com imagens do Cientista pesquisado, servindo assim a um acréscimo de mais dados ao Projeto.
Conseguiram autorizações de imagem e voz junto às famílias e fizeram Postagens no Blog Infoescolar (Blog criado para atividades de 3º Ano em 2.008) e desta vez comentaram sobre a importância da Ciência em nossa vida onde tiveram vários comentários que reconheceram as descobertas científicas como a das vacinas por exemplo.





Saíram no Jornal do CAIC na edição do primeiro semestre e todos fizeram questão de colar a página no Portfólio, “entusiasmados” para mostrar aos Pais.




Estudaram também bibliografias, diferenciando das biografias e conheceram nomes de autores de Revistas, sites, edições, editoras, etc.
Montaram uma WebQuest que consideram o último momento. Com auto-avaliações das duplas e da professora, com links de fotos, slides em Power Point, filmagens em sala e etc.



Apresentaram aos Pais na Entrega de Boletins, porém como previsto nem todos vieram. Deixaram uma cópia arquivada na Sala Informatizada, para servir como incentivo aos demais.

Avaliação
Será contínua, de forma individual, em duplas ou coletivas, haja vista que serão propostas atividades que avaliam de forma holística. Haverá avaliações por escrito, debates, análise da oralidade e expressão, considerando o interesse, a participação, a criatividade, o comprometimento e o produto final.

TAREFA: Em duplas, descreva como tudo aconteceu:

15 comentários:

Mª Cristina disse...

Olá Prof Sueli.
Hoje estou visitando o seu blog pois agora fazendo o curso e estou conhecendo melhor o seu trabalho que já conheço no real, mas vejo que virtualmente também é maravilhoso.
Parabéns .

Andre Luis Pimentel disse...

Visitei o seu blog e gostei muito da abordagem a respeito dos jovens cientistas em relação ao conteudo disciplinar.

Blog do Velho Lobo disse...

Parabéns, Prof Sueli! Parabéns por sua dedicação e capricho.
Também trabalho com educação infantil,sou Chefe Escoteiro do ramo Lobinho-crianças com idade entre 07 e 11 anos e gostaria, se me permitir,de utilizar algumas postagens no meu blog -blogdovelholobo. Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Tema: Pássaros
Tudo começou com uma abelha na sala. E a professora falou se nós queríamos escolher um animal para pesquisar na Internet.
Eu e minha amiga Larissa escolhemos “Pássaros”.
Depois que cada dupla escolheu o seu animal fomos para o Word, Power Point e fizemos slides.
Um dia mexemos no Blog do CAIC e fizemos comentários e postamos no nosso Blog também.
Eu e a Larissa, como pesquisávamos sobre pássaros descobrimos várias coisas sobre eles.
Que vivem em bando. Que se alimentam de frutinhas e de alguns bichinhos... E que muitos estão entrando em extinção.
Fomos conhecer os laboratórios de Biologia, Física e Fundição e fizemos um Portfólio bem bonito.
O nosso Projeto começou no mês de maio e fizemos muito na Sala Informatizada. A Dona Gládis nos ajudou muito.
Lemos muitas revistas e o mais legal foi que tudo o que precisava para a minha pesquisa, eram outras duplas que encontrava. Foi uma união geral!
Recortamos figuras de animais e fizemos desenhos, fizemos trajetos e aproveitamos para estudar sobre os Bairros que conhecemos.
O que eu mais gostei foi de conhecer o microscópio. Aprendi muito com este Projeto.

Alunas: Thalyta Damião Zatti e Larissa Maysa Cruz

Anônimo disse...

Tema: Leões
Eu gostei muito porque aprendi o que eu não sabia sobre os leões.
Fizemos muitas coisas entre elas: um portfólio, recortamos figuras, fizemos desenhos, vimos um microscópio, postamos no Blog do CAIC, e com a professora Sueli e a coordenadora Gládis entramos no Google para pesquisar
Fomos em três laboratórios da SOCIESC. Conhecemos elementos químicos da tabela periódica, pesquisamos biografias de cientistas e nosso Projeto saiu até no Jornal do CAIC.
Eu e meu amigo Vinícius gostamos muito...
O mais interessante foi que a nossa turma ficou tão unida que parecia que todos se interessavam pelo trabalho de todos.
Eu cheguei no segundo semestre e ocupei o lugar do Alex Torres que foi transferido. Aprendi muito com o Vinícius, pois ele sabe muitas coisas sobre os leões.
Eu acho que ele vai ser mesmo um Cientista, pois gosta de descobrir muitas coisas sobre os leões.

Alunos: Jaqueline da Silva e Vinícius Alexandre Klug Mello

Anônimo disse...

Tema: Cobras
Um dia a professora Sueli resolveu pegar o Portfólio de uma professora de outra sala “a professora Mari” e foi assim que nós começamos o nosso.
A Dona Gládis nos ajudou muito, nós entramos na Internet, recortamos desenhos, fizemos duplas.
A minha foi com a Aline.
Escolhemos pesquisar sobre as Cobras.
-Você sabia que as Cobras são répteis sem patas e que elas retém os ovos dentro de seus corpos, por isso são chamadas de ovovíparas?
- Que são carnívoras e que algumas cospem o seu veneno sobre suas vítimas?
Criamos um lema bem legal, quando fomos na SOCIESC.
Fizemos filmagens, entramos no Blog do CAIC, postamos no nosso, mas o mais legal foi quando conhecemos elementos químicos e a tabela periódica.
A professora nos trouxe revistas Ciência Hoje, foi lá que encontramos a maioria das informações sobre Cobras.
E conhecemos bairros, fizemos experiências e muitas outras coisas mais...
Foi muito legal!

Alunas: Aline Barbosa Ribeiro e Kimberlin Gabriela Campos

Anônimo disse...

Tema: Dragões
O Projeto foi muito importante para mim. Nele aprendi a digitar no Word, a corrigir quando erro. Aprendi o que é Power Point (slide) e o Blog do CAIC.
Postamos no nosso Blog vários comentários e entramos na Internet.
Conhecemos laboratórios e eu fiz um Portfólio bem legal.
Nós começamos em maio e a Dona Gládis também ajudou a gente.
A Professora Sueli nos dava Revistas Ciência Hoje e nós pesquisávamos coisas bem legais. Eu gostei de tudo o que descobrimos sobre os Dragões.
O Projeto foi muito importante para mim. E eu aprendi muitas coisas.
Gosto de estudar sobre os Dragões, porque eles são um mistério...

Alunos: Alex Gabriel Gallo Wessler e Bruno Emanuel Eufrasio

Anônimo disse...

Tema: Aranhas
No projeto Pequenos Cientistas nós aprendemos coisas novas. Entramos no Word e também no Power Point.
Entramos no blog do CAIC e postamos até no nosso blog.
Fizemos comentários, entramos na internet e conhecemos laboratórios.
Começamos em maio, criamos um lema e o nosso projeto saiu até no jornal.
Nós pesquisamos sobre as Aranhas e descobrimos que elas são bem perigosas. Pesquisamos também sobre a Biografia dos Cientistas que os alunos do 6º ao 9º Ano fizeram , o nosso foi sobre Sócrates.
Descobrimos que ele foi um importante Filósofo que contribuiu muito com a humanidade.
O mais interessante foi quando misturamos elementos químicos.
Eu e o Carlos nos sentimos verdadeiros cientistas.
Lá na Sociesc tinha uma bióloga, um químico e uma monitora.
Em sala recortamos figuras, desenhamos trajetos e aprendemos bastante.

Alunos: Gabriel Krawulski e Carlos Eduardo Dagnoni Oliveira

Anônimo disse...

Tema: Pássaros
Tudo começou quando entrou uma abelha na sala e a professora teve uma ideia. Ela falou se aceitávamos pesquisar.
Uma menina ficou curiosa e perguntou sobre outros insetos e começamos a pesquisar e expormos no fundo da sala.
Só que com o passar do tempo tivemos que criar o Projeto, pois o Cartaz estava pequeno.
Todos gostaram do que pesquisaram, foi uma ideia muito legal. O nosso Tema também foi sobre Pássaros.
Professora você é muito importante para nós.

Alunos: Gládis Gardin de Moraes e João Vitor dos Santos Pereira

Anônimo disse...

Tema: Meteoros
O nosso Projeto foi legal. Conhecemos Word, Power Point , blog do CAIC.
Foi muito bom. Até elementos químicos nós misturamos nas experiências na SOCIESC. No passeio até os laboratórios aprendemos muito.
Na pesquisa sobre meteoros também aprendemos muito.
Aprendemos que um meteoro leva vários minutos até que finalmente atinja o chão e que muitos pesquisadores afirmam que foram as chuvas de meteoros que mataram os dinossauros.
Obrigada professoras, vocês nos ensinaram muito.
Alunos: Gustavo Berg Senff e Luís Felipe Francisco

Anônimo disse...

Tema: Abelhas
No mês de Maio eu e o Eduardo fizemos uma dupla.
Depois fomos na Sala da Dona Gládis. Lá entramos na Internet, postamos no nosso Blog.
Depois da Internet (pesquisa) utilizamos o Google também para achar imagens de animais. No caso da nossa dupla encontramos Abelhas.
Depois fizemos um Portfólio, fizemos Biografia dos Cientistas e lemos muitas revistas Ciência Hoje.
Conhecemos também 3 laboratórios na SOCIESC, onde conhecemos elementos químicos, fizemos recortes, desenhos e conhecemos outros bairros.
O nosso Projeto saiu no Jornal do CAIC, filmamos muitas coisas e até tiramos fotos.

Alunos: André Thibes Ribeiro e Eduardo Mick Meurer

Anônimo disse...

Tema: Vulcões
Nós gostamos desse Projeto, porque aprendemos muitas coisas com ele, principalmente sobre os Vulcões.
Fomos até elogiados pelo diretor no nosso Blog.

No começo tínhamos visto um microscópio com a professora Elair e depois o Biólogo da SOCIESC nos mostrou um microscópio muito mais potente.
Foi maravilhoso estudar através desse Projeto.
Alunos: Wadson Kalleby Batista e Larissa Aparecida Teixeira

Anônimo disse...

Tema: Borboletas
Trabalhamos, suamos, mas valeu a pena.
Faltou tempo, pois a interdição da sala informatizada por causa da Gripe atrapalhou muito.
O ano passou rápido, aprendemos muitas coisas. Nós estudamos sobre as Borboletas.
Aprendemos que elas tomam água, que é o grupo mais populoso entre os insetos.
Foi uma ótima experiência!

Alunas: Luiza Machado e Nicole Vitória Flôr

Anônimo disse...

Tema: Insetos
O Projeto Pequenos Cientistas foi muito legal. Eu e o meu amigo estudamos sobre os Insetos.
Descobrimos que o escorpião não é inseto, é um aracnídeo.
Que existem mais de 800 mil espécies de Insetos descritas e podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta.
Também aprendemos sobre a Importância dos Cientistas para nossa vida.
Foi muito importante estudar nesse projeto, porque aprendemos muito.

Alunos: Arthur Gabriel Lopes e Bruno Ramos de Oliveira

Andressa disse...

Muito interessante, professora o projeto,meus parabéns pela iniciativa, muito bacana...